Faculdade na Argentina

23 Jan

Graduação

Uma das coisas que admiro muito na Argentina é o sistema educativo público.

Não que eu ache que o ensino no Brasil seja pior que o argentino, mas considero o daqui muito mais democrático, já que o ingresso aos cursos universitários não requerem aprovação em vestibular. Qualquer pessoa, nativa ou estrangeira com permissão de residencia, pode se matricular nas escolas públicas livremente.

O nivelamento de conhecimento é então feito  através do ciclo básico comum, personalizado para cada profissão. Durante um ano letivo todos os alunos são obrigados a estudar matérias básicas correspondentes à sua faculdade. 

As disciplinas vão desde assuntos aprendidos no ensino médio (chamado aqui de secundaria), como matemática, física e história, até a alguns introdutórios à universidade, como sociologia, representação gráfica, fundamentos de projeto, sendo sempre uma combinação relacionada ao curso almejado.

No caso de o aluno não ser aprovado em alguma matéria, tem que refazer apenas a mesma no ano seguinte. Quando consegue completar todo o ciclo básico comum, está apto a começar o curso regular.

Os cursos superiores são gratuitos e pós-graduações e mestrados pagos, com diferenciação no valor para argentinos e estrangeiros.

Na página das faculdades é possível ver detalhes de como se inscrever, datas e documentação requisitada.

UBA

UCA 

UTN

Universidade de Palermo

Universidad de Belgrano

Intercâmbio

Quando eu vim morar aqui pela primeira vez, em 2006, participei de um intercâmbio na Universidade de Buenos Aires, que é a maior e mais reconhecida da Argentina.

O processo para conseguir a vaga no intercâmbio foi relativamente fácil. Eu tive que passar por uma seleção, através de avaliação de currículo, histórico escolar e portfólio (porque sou arquiteta) e pagar uma única taxa de aproximadamente 200 dólares correspondente ao período de 6 meses a um ano, cursando qualquer disciplina que desejasse (contanto que fosse compatível com o que já havia cursado em São Paulo).

A experiência foi ótima, aprendi muito, conheci muita gente e  gastei pouco dinheiro.

Na página da UBA é possível encontrar os links de cada faculdade, onde em geral tem uma sessão “internacionales”, onde está a informação para intercambistas.

Pós graduação

No ano passado fiz uma pós-graduação na Universidade de Palermo, que é privada.

Para ser sincera sempre tive um pouco de preconceito com as faculdades privadas daqui, já que a graduação nas escolas públicas é gratuita e aberta. Nunca entendi porque alguém paga para estudar se tem opção de fazer um curso com qualidade equivalente ou superior gratuitamente e sem vestibular.

Mas enfim, mesmo assim decidi me inscrever na UP, considerando que pós-graduação aqui  é paga em qualquer instituição e, principalmente, por  ter me interessado por um curso que só havia lá.

O resultado foi que em relação à qualidade do ensino, não tive problemas, mas, ao contrário do que se espera de um curso particular, tive diversas complicações burocráticas. Apesar de os trâmites da faculdade particular geralmente parecem mais simples que o da pública, na prática tive uma experiência inversa.

Mas, para quem quiser se aventurar, indico o link da UP.

 

30 Respostas to “Faculdade na Argentina”

  1. Daiana Turmena 01/03/2013 às 6:00 pm #

    Você sabe me dizer que faculdade de cinema tem na Argentina e é publica e como faço para me inscrever.

  2. Ysabella 12/04/2013 às 12:41 am #

    Olá, fiquei muito interessada em fazer a minha faculdade de arquitetura em Buenos Aires. Quando você foi morar lá já falava fluente a língua?

    • estudiolampada 12/04/2013 às 11:37 am #

      Já tinha nivel avançado. Fluencia mesmo ganhei aqui. Para o intercambio eles pedem nivel intermediário comprovado. Para faculdade não sei te dizer…

    • estudiolampada 12/04/2013 às 11:39 am #

      Aviso apenas que para atuar com arquitetura no Brasil é necessário ter registro no CAU. Se vc não pretende fazer tua vida profissional em Buenos Aires, pode ser um problema se formar aqui e querer voltar.

    • Daniel Iglesias 22/07/2014 às 3:40 pm #

      Olá.
      Você conhece alguma empresa que faça o contato com as universidades argentinas para mestrado em arquitetura?
      Se souber, passa o contato para mim por favor

      • estudiolampada 22/07/2014 às 4:40 pm #

        Não sei,mas acho q vale a pena vc mesmo entrar em contato com o “ïnternacionales”das faculdades.
        Acho jogar dinheiro fora contratar uma empresa. As faculdades já têm uma secretaria para isto geralmente.

  3. Luara 14/06/2013 às 12:58 am #

    Eu tenho interesse nos cursos de Engenharia Civil e Relações Internacionais, no caso da Engenharia, eu queria saber se eu conseguiria reaproveitar algumas cadeiras que já fiz aqui no Brasil.

    • buenos aires economica 14/06/2013 às 1:33 pm #

      Provavelmente vc consegue eliminar algumas matérias. Sei que para o procedimento de validacao de diploma pedem todo o historico escolar acompanhado de resumo oficial de cada disciplina cursada. Provavelmente exigirão o mesmo para o teu caso.
      É bom checar tb se vale a pena. As vezes é melhor cursar algumas matérias outra vez aqui para conseguir acompanhar o resto do curso (dependendo do nível de ensino da faculdade q vc fez aí e da que irá procurar aqui).

  4. Marina 23/09/2013 às 1:01 pm #

    Adorei o seu texto, mas ainda fiquei com algumas duvidas.. Tenho uma tia que é argentina e está me convidando para morar alguns meses com ela, para eu aprender o espanhol (pois como meu pai tambem é argentino, eu entendo bem o que as pessoas falam, mas nunca treinei falar tambem). Mas aqui em Sao Paulo já cursei um ano e meio da faculdade de engenharia. Será que eu consigo me matricular em alguma faculdade em Buenos Aires e continuar o curso de onde eu parei? Ou teria que começar de novo?
    Obrigada!

    • estudiolampada 01/10/2013 às 4:43 pm #

      Sinceramente não sei. Mas acredito que vão te mandar fazer o CBC, senão seria muito fácil pular justamente a parte mais difícil do curso, sendo que vc cursou tão pouco aqui….E meu palpite é que mesmo que te deixem cortar matérias, vai ser muito difícil de acompanhar, principalmente pela adaptação ao idioma.

  5. Thamires Gil 01/10/2013 às 4:19 pm #

    Oi, para iniciar uma graduação em arquitetura na UBA é preciso o portfólio também? Mesmo sem ter tido uma experiencia na área antes?

  6. Emiliana Oliveira 04/10/2013 às 10:48 pm #

    Olá, eu já tinha ouvido falar dessas faculdades na argentina, uma professora ja mecionou isso e fiquei muito interessada.Mais sou nova tenho apenas 17 anos so que eu quero muito ir e não tenho nenhuma noção de como é, minhas perguntas não: precisa pagar alojamento ? e se não precisa onde irei ficar ? precisa fazer intercambio primeiro ? por eu se estrageira o meu curso será reconhecido ai tambem ? e qual faculdade me indica para uma caloura ? 😀 espero que responda essas duvidas e obrigada pela atenção !

    • estudiolampada 04/10/2013 às 11:02 pm #

      Oi, não sei se entendi suas perguntas. Se vc pretende fazer faculdade na Argentina, estará se inscrevendo em um curso similar aos do Brasil, onde vc é responsável por sua moradia, comida e etc.
      E a opção de intercambio é outra coisa. É uma troca entre faculdades, ou seja, se vc estiver estudando em uma faculdade no Brasil e quiser passar apenas um ano em uma faculdade no exterior é que deve se inscrever em um intercâmbio.
      A maioria dos cursos de qualquer lugar do mundo exige diploma nacional. Ou seja, se vc se formar no exterior, principlamente em cursos como medicina, engenharia, arquitetura ( que têm responsabilidade técnica) terá que revalidar seu diploma quando quiser trabalhar no Brasil.

  7. Adriene 13/01/2014 às 1:38 am #

    Oi.
    Quero muuuuuuito ir fazer facul em Buenos Aires. Gostaria de saber se recomenda alguma agencia de intercambio, e um lugar “barato” pra morar…
    Falei com uma agencia, e a REPUBLICA custa 1200 reais por MES (achei muito caro por ser um república, mas cmo eu não conheço nada, acho que vou acabar ‘sem opção’).
    Enfim… Gostaria de um feedback do que eu preciso saber sobre B.A e sobre a moradia… se aconselha algum lugar…. enfim..! Obrigado pela atenção desde já (=

    • estudiolampada 13/01/2014 às 9:58 am #

      Pergunte se aceitam pagamento em reais ou dólares.Porque moeda estrangeira no paralelo está bem mais valorizado que o oficial. Ou leve e procure interessados em cambiar dinheiro. 1200 pesos seria tipo 250 reais, que é muito barato.
      Veja se o bairro é bom. Não va morar na Boca por exemplo…

      • Amanda 20/01/2014 às 2:43 pm #

        Olá
        Sou estudante de Arquitetura e tinha muito interesse em fazer uma pós na América Latina. Quando você foi para a Argentina, você foi por custos próprios ou conseguiu alguma bolsa? Se sim, qual?
        É possível arrumar um emprego em Arquitetura e fazer uma pós tranquilamente no país?

      • estudiolampada 11/02/2014 às 2:03 pm #

        Eu consegui um intercambio na UBA onde nao paguei os estudos, mas paguei todas as outras contas.
        É muito mais difícil um brasileiro conseguir um emprego como arquiteto que um argentino. Claro que depende de teu currículo e fluência no idioma.

  8. BRUNA 08/06/2014 às 9:53 pm #

    Fiquei com algumas dúvidas. Pretendo fazer faculdade de arquitetura na argentina. 1- a faculdade é publica? Nao precisa de vestibular? Como eu nao tenho experiencia nao preciso de portfólio?
    2- caso eu queira voltar para o brasil, para ter meu curso reconhecido preciso fazer uma prova? Solicitar o reconhecimento? Qual é o nivel dessa prova? Qual a média de aprovação?
    3- qual a faculdade mais indicada parao curso.
    sao muitas duvidas, mas vou iniciar com essas. Aguardo ansiosamente por uma resposta.

    • estudiolampada 09/06/2014 às 11:15 am #

      Bruna,dá uma lida no próprio post pq a maioria das respostas estão respondidas já. se ficar alguma dúvida pergunte.

  9. Sallem Félix 04/07/2014 às 11:09 am #

    Oii, eu também sou arquiteta, me formei há 01 ano e agora estou a procura de uma pós graduação fora do país, acessei aos links indicados por você, no entanto, gostaria de saber se ainda está no país e saber se pode ir me orientando em algumas questões.

  10. graodealgodao 14/08/2014 às 5:17 pm #

    Olá, tudo bem? Estou querendo fazer mestrado na UP e gostaria de saber se vc teve problemas com a validação da tua pós no Brasil, te agradeço muitissimo!

  11. Pamela 11/10/2014 às 6:43 pm #

    Oi. Sou arquiteta e percebi que uma experiência no exterior ajuda e muito a dar um UP no currículo. Eu nunca tive condições de fazer intercâmbio ou mestrado em milão, lisboa, como muitos fazem e me bateu a idéia da Argentina, que é bem acessível pro meu bolso. Não sei se é conceituada como é na Europa, mas acho que vale a pena tentar. Estou em dúvida quanto a UBA ou UP. Andei pesquisando os cursos de posgrado mas não sei qual universidade é melhor. Você tem alguma referência?

  12. Anónimo 01/12/2014 às 12:53 am #

    Olá, estou com uma curiosidade, li que no MEC eles tem suas exigências, mais para fazer engenharia. Teria muitas dificuldades? E seria ruim não saber falar espanhol e ir se aventurar?

  13. Rafael Franco 23/02/2015 às 10:32 am #

    Ola tenho interece em fazer relaçoes internacionais ai gostaria que se possivel me dizer faculdades q tenham esse curso na buenos aires e rosario, e tb li alguns blog falando mal do curso de medicina. gostaria de saber sobre relaçoes internacionais se é um bom curso na argentina e quais seriam os requisitos para inscrição e se ele aceitar começar no segundo semestre ou só no inicio do ano?

  14. Anónimo 17/04/2015 às 7:00 pm #

    Bem estou terminando o ensino medio e quero estudar em alguma universidade na argentina queria saber o processo da matricula se tem que pagar ou fazer alguma prova para concorrer a vaga ?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Algumas manifestações pela América do Sul | Buenos Aires econômica - 17/06/2013

    […] elitista e se comparam muitas vezes ao modelo argentino — que eu já tinha descrito neste post– visto por eles como uma boa referência para se espelhar em um país tão […]

Deixe um comentário

Rios & Ruas

Instituto Harmonia - Sustentabilidade

Buenos Aires econômica

Como conhecer a cidade sem gastar muito/ sugestões de passeios menos óbvios/ relatos sobre cultura local.

Dicas Interessantes

idéias interessantes para pessoas inteligentes

Pick Up The Fork

A Serious Eater's Guide to Buenos Aires and Beyond

Blog dos nossos passeios

As imagens de nossas viagens e encontros

estudio lampada

Diseño sustentable latinoamericano

Infinita Buenos Ayres

toda la info sobre la reina del plata

ver para crear

blog de diseño gráfico, web y mucho más...

Veganismo

"Doctrina en la cual el hombre vive sin explotar a los demás animales." D. Watson

Grupo Metrópole Fluvial

Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais – FAU USP

Dora Brasil Consultoria

Abordamos conceitos tangíveis e intangíveis, visando a Harmonização das condições de Ser.

Arquitetura Contemporânea

Just another WordPress.com site

AS Miceli

Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo - Universidad de Buenos Aires

Faneroscopio

Blog de Diseño y Arquitectura

Le Jardin Paisagismo

Mais amor pela natureza